O presidente do CRA-RJ, recebeu esta semana alguns estudantes de Administração das Universidades Gama Filho e UniverCidade para conversar sobre os problemas gerados pelo descredenciamento das duas instituições. O objetivo foi chegar a uma solução viável a todos, de forma a amenizar os prejuízos, como a exclusão nos processos seletivos que exigem o diploma e o registro profissional.
Uma das soluções encontradas pelo CRA-RJ foi apresentar uma proposta em caráter excepcional, que confere um Registro Profissional Provisório aos alunos bacharelandos que comprovarem o aproveitamento escolar e a participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de forma que no período de dois anos eles possam apresentar os seus certificados de conclusão ou o diploma e transformar o registro em definitivo.
Este registro profissional é ainda limitado ao exercício de atividades de assistência e assessoria, não podendo o seu portador assumir cargos de direção enquanto não finalizar o seu processo formativo e de registro profissional.
O Adm. Wagner Siqueira colocou-se à disposição para encontrar a melhor maneira de ajudar os graduandos em Administração que ainda não colaram grau e por consequência estão sem o diploma de conclusão de curso.
“Nesse momento, cada Conselho, de todas as profissões, precisa se manifestar com soluções reais para esta situação. Não podemos deixar os futuros profissionais abandonados à própria sorte”, disse o presidente do Conselho.
Com esta ação, o CRA-RJ visa abrandar a angústia e os danos aos ex-alunos que foram impossibilitados, a princípio, de dar início às suas vidas como profissionais legais de Administração.